segunda-feira, 1 de junho de 2009

"A copa do mundo é nossa!!!"


Finalmente vamos poder ver de perto um Megaevento esportivo, com todas as modificações que ele se propõem, para as pessoas, as cidades e um país.

Natal acaba de ser escolhida para ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014, os motivos citados foram muitos, desde a beleza da cidade, por ser uma cidade com posicionamento geográfico estratégico, até o excelente projeto apresentado.
Os atores políticos envolvidos nesse projeto inicial ressaltaram ainda dados importantes sob o ponto de vista de cada um, como o deputado Henrique Alves que salienta que “com esta escolha será construída uma nova capital, teremos a construção de uma Nova Natal”. Fabio Faria, um dos idealizadores do projeto reforça ainda que “Natal agora, passou de espectador para protagonista no cenário mundial”. Lógico que uma Copa do Mundo vai trazer benefícios para a cidade, mas percebemos que temos problemas mais urgentes, como saúde e educação para serem resolvidos.

A arena da capital potiguar será erguida numa área de 45 hectares, onde também haverá bosque, hotéis, teatro, estacionamentos subterrâneos, prédios comerciais, shopping center e os centros administrativos. O complexo de Natal será construído por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Dessa forma, a venda dos espaços para comércio e residência vai gerar cerca de R$ 1 bilhão - dinheiro suficiente para bancar o projeto do estádio.

No site do CONFEF é possível fazer o download do livro LEGADOS DE MEGA EVENTOS ESPORTIVOS. O livro tem o compromisso de transmitir informações importantes voltadas ao esporte no País, particularmente aos acontecimentos esportivos de grande porte, desde a responsabilidade de viabilizar a sua realização até o impacto e benefícios alcançados tanto para o público espectador quanto para os participantes. Além disso, elucida o fortalecimento e o avanço do Estado anfitrião, no tocante à economia, à cultura, à inclusão social, ao meio ambiente, à regeneração urbana e à gestão de marketing e projetos de pesquisas.

A população de Natal comemorou o anúncio no melhor cartão postal da cidade. Milhares de pessoas se concentraram em Ponta Negra desde o meio-dia, à espera do resultado. O grito de "a Copa do Mundo é nossa" levou banhistas, turistas, mulheres, crianças e até idosos a pularem de alegria, tremulando bandeiras e se abraçando como num clima de final de Copa do Mundo.

A oportunidade que todos nós tivemos de acompanhar pela TV esta indicação nos trouxe então a lembrança da música mais tocada e cantada depois da Copa do Mundo de 58 quando ganhamos o primeiro título mundial. A música na sua primeira parte dizia assim: A COPA DO MUNDO É NOSSA, COM BRASILEIRO NÃO HÁ QUEM POSSA. E por aí vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário