sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dicas úteis para emagrecimento

Todos reconhecem as dificuldades no processo de emagrecimento. Estão disponíveis na internet, livros, revistas... as mais variadas recomendações de dietas mirabolantes e prática de exercícios sem qualquer recomendação segura.

Disponibilizamos aqui dicas úteis de comportamento que com certeza ajudará aqueles que estão nessa guerra contra a balança:

  • Procure distinguir entre fome e desejo;
  • Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras;
  • Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realistas;
  • Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência);
  • Viver as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos;
  • Diferenciar entre fome e compulsão ou "gula";
  • Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não;
  • Mantenha um diário alimentar;
  • Maximize a percepção da alimentação evitando a alimentação automática;
  • Não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo);
  • Alimente-se no local adequado, sentado - não coma em pé ou andando;
  • Mastigue devagar os alimentos;
  • Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome;
  • Compre alimentos que requerem preparo;
  • Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão;
  • Não coloque as travessas da mesa durante a refeição;
  • Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após alimentar-se;
  • Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível;
  • Aumente a atividade no seu dia-a-dia, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem;
  • Leve seu cachorro para passear.

Se optar por iniciar um programa de exercícios regulares, procure um Profissional de Educação Física com registro no Conselho Regional de Educação Física, consulte facilmente no site do CONFEF sabendo apenas um nome e o estado do professor.

E se você quer descobrir se é um comedor compulsivo, acesse o site http://www.comedorescompulsivos.com.br/cca.htm. Ele foi a fonte de algumas destas informações.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Academia na Praça Augusto Leite - Natal/RN


Notícia publicada pelo Jornal de Hoje e Prefeitura de Natal traz informações sobre a instalação da Academia da Terceira Idade na praça Augusto Leite (espaço marcado na foto), no final da Av. Romualdo Galvão. Parabenizo os responsáveis pela iniciativa e espero que a presença de Profissionais de Educação Física seja realmente regular para evitar que esses equipamentos provoquem lesões nos usuários ou virem brinquedo de praça. Estaremos de olho.

Segue a notícia retirada dos sites:

Pensando no bem estar da população e no incentivo à prática de esportes, a Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e de Esporte e Lazer (SEL) inaugurou na sexta-feira, 15 de maio, a primeira Academia da Terceira Idade da capital, que ficará instalada na Praça Augusto Leite, no Tirol. A cerimônia de inauguração foi realizada às 17h e contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa. Na ocasião, o presidente do Sindicato da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), Sílvio Bezerra, assinou um termo de adoção, junto com a chefe do executivo municipal, para que a manutenção da praça seja feita pelo sindicato, dentro do programa “Adote o Verde”.

Durante o evento, um professor de educação física da SEL esteve presente orientando os idosos a utilizar os novos aparelhos. Após essa aula inaugural, o professor estará de segunda a sexta-feira na praça, nos horários de 5h30 às 8h30 e de 17h às 20h, para auxiliar as pessoas na prática correta dos exercícios.

Além da implantação da Academia da Terceira Idade, a Semsur fez uma revitalização na Praça Augusto Leite. A iluminação foi recuperada, os espaços receberam uma nova pintura e pequenos reparos foram realizados nas estruturas de alvenaria. O ponto forte nessa reforma foi a reativação do chafariz com a instalação de uma fonte luminosa.

A Academia da Terceira Idade é um projeto que começou a ser desenvolvido no sul do País e se tornou um sucesso na prevenção da saúde. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%. O secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), informou que outros equipamentos deste tipo já estão previstos para capital potiguar. “Ainda instalaremos na praça Aluizio Alves, na Cidade da Esperança e no Espaço Jesiel Figueiredo, na zona Norte”, informou João Bastos.

Outro dado que comprova a necessidade de se criar espaços para difundir a prática esportiva é de que a população de Natal é campeã em colesterol alto e diabetes em todo o Brasil. O Ministério da Saúde chegou a essa constatação por meio de uma pesquisa realizada entre julho e dezembro de 2007 pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

A academia é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Apesar de ser destinada principalmente ao uso de idosos, os equipamentos podem ser utilizados por jovens e adultos. Contudo, o uso é restrito para crianças.

Para o secretário da Semsur, além de promover saúde e bem estar, a academia ainda resgata locais públicos que antes não eram utilizados adequadamente pela população. "Lugares como a Praça Augusto Leite tornam-se mais atrativos e interessantes para que todas as pessoas possam freqüentá-los", enfatizou.

Fonte:

http://www.jornaldehoje.com.br/portal/noticia.php?id=15601

http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-467.html

Felicidade Interna Bruta

A felicidade é o objetivo de todos. E para atingir este fim, acreditamos que cada um deve planejar o seu próprio futuro e assumir a responsabilidade sobre ele.

O conceito do FIB – Felicidade Interna Bruta – define o desenvolvimento com base no bem-estar das pessoas e não apenas em indicadores econômicos.

Os quatro pilares – a promoção de desenvolvimento socioeconômico sustentável, a promoção de educação e valores culturais, a conservação do meio ambiente e o estabelecimento de boa governança – representam aspectos importantes para todos nós, e vão muito além de informações sobre economia.

Com base neste conceito foram realizadas por uma empresa (ICATU HARTFORD) várias iniciativas junto a clientes, parceiros comerciais e funcionários. Tudo isso pode ser conferido no site http://www.felicidadeinternabruta.com.br/.

Você encontrará dicas, simuladores, matérias, jogos e muitas outras ferramentas para lhe ajudar a construir o seu PROJETO DE FELICIDADE.

Não deixe de folhear o livro. É PERFEITO!

terça-feira, 12 de maio de 2009

8 jeitos de mudar o mundo

Para começar este blog, nada melhor do que um assunto importante para a sobrevivência com qualidade das próximas gerações.

Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou este site para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM. Para mais informações sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento pelos sites http://www.pnud.org.br/ ou http://www.odmbrasil.org.br/.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país e o nosso mundo.