sábado, 21 de novembro de 2009

Dicas para o antes, durante e depois da corrida

A corrida de rua está na moda e Natal já tem seu circuito de provas, para alegria dos praticantes. Amanhã (22/11) e o próximo final de semana terão a Meia Maratona de Natal e a Corrida da Academia Flex, respectivamente. Além dos cuidados que se deve ter antes de iniciar os treinamentos, adaptamos algumas informações do Guia do Corredor da Corpore e daremos dicas para o antes, durante e depois da prova.

Dicas para antes da corrida

1. Se no dia da prova você estiver indisposto, gripado ou com qualquer situação que não favoreça um bom desempenho na competição, avalie a possibilidade de não participar da prova.

2. Separar no dia anterior a vestimenta e os acessórios que serão utilizados no dia da corrida, tais como: energéticos, número de peito, monitor de freqüência cardíaca e tudo que será utilizado por você na prova ou antes dela.

3. Domir cedo e acordar com antecedência suficiente para tomar o café da manhã com calma, poder ir ao banheiro sem pressa e se preparar adequadamente para se dirigir ao local da competição é fundamental.

5. Chegando ao local, fazer o aquecimento e se dirigir para o local de largada para conseguir um bom posicionamento, lembrando que este deverá ser adequado ao seu nível de velocidade para que não atrapalhe os corredores que possuem maior velocidade e que devem estar a sua frente.

Dicas para durante a corrida

1. Na largada cuidado para não tropeçar em ninguém ou fazer o mesmo em outro participante. Neste momento, devido a grande quantidade de corredores, acidentes podem acontecer com mais facilidade. Muita atenção!

2. Procurar não exceder no ritmo! Sair muito forte é o erro mais comum dos corredores.

3. Hidratar-se nos postos é fundamental, principalmente se a prova for longa ou estiver muito calor.

4. Na chegada, procure manter a postura e a passada firme, sorria! A possibilidade de estar sendo fotografado pela organização é grande!

Dicas para depois da corrida

1. Após a passagem pelo funil de chegada, não pare bruscamente! Ande para que sua freqüência cardíaca diminua gradativamente.

2. Hidrate-se com água ou energético.

3. Faça alongamentos suaves para diminuir a tensão dos músculos!

4. Se a prova foi longa e desgastante, comece a ingerir alimentos repositores de energia, tais como frutas e barras energéticas.

5. Na semana seguinte após a competição, converse com seu treinador para juntos avaliar a sua performance e programar a próxima prova.



Boa prova a todos!

Primeiros passos na corrida de rua

Desde o homem pré histórico o movimento de andar e correr é muito utilizado para sobrevivência. Deslocamento entre regiões, ultrapassar obstáculos, alcançar uma presa ou até mesmo não ser alcançado pelo predador. De uma atividade funcional básica passou à modalidade esportiva, e pela simplicidade do movimento, nos tempos modernos se tornou bastante praticada. Como qualquer atividade esportiva, ela exige que se tome algumas providências antes de iniciar os treinamentos, para que esses sejam seguros e eficientes. Citamos algumas:

• Procure um profissional da área de Educação Física para organizar e acompanhar seu treinamento;

• Estabeleça seus objetivos junto a ele e visualize a melhor forma de como alcançá-lo;

• Estabeleça uma rotina racional de treinamentos (local, dias e horários) para conseguir ter uma melhor adesão ao programa;

• Faça uma avaliação médica inicial (exames preventivos como hemograma, perfil bioquímico, teste ergométrico, avaliação ortopédica);

• Faça uma avaliação física inicial (testes para caracterizar seu perfil físico como composição corporal, postura, tipo de pisada e tênis mais apropriados);

• Utilize vestuário adequado a prática da corrida;

• Desenvolva hábitos alimentares que favoreçam seu treinamento, tais como uma boa hidratação;

• Utilize um monitor de FC para auxiliá-lo no controle da intensidade do exercício;

• Procure um local agradável e propício a prática de treinos;

• Crie o hábito de registrar suas sensações positivas e negativas pós treinamento (bem estar, desconfortos articulares...) e transmita ao seu professor;

• Procure realizar essas atividades com outras pessoas, que tornará seu treino mais agradável;

• Estabeleça metas parciais, como participações em provas de menor dificuldade;

• Reavalie seu programa de forma periódica.

Adaptado do Guia do Corredor da Corpore.