segunda-feira, 29 de junho de 2009

CREF continua fiscalização nas Academias de Ginásticas de Natal em julho

De acordo com notícia publicada no site Nominuto, a seccional RN do CREF e outros órgãos fiscalizadores como Ministério Público, CREA, Corpo de Bombeiros, Semurb e Covisa, continuarão as Fiscalizações Preventivas Integradas nas quartas-feiras de julho nas Academias de Natal. Leia a notícia

quarta-feira, 24 de junho de 2009

I ENPESE


Acontecerá de 20 a 23 de agosto em Natal/RN, o I Encontro Nordestino de Profissionais e Estudantes da Saúde no Esporte, a fim de abordar a importância das diversas profissões de saúde no esporte, formando uma equipe multidisciplinar para trocar experiências, informações, e fazer contatos importantes para a melhoria do esporte no Norte-Nordeste, que vem crescendo nos últimos anos às custas de grandes vitórias individuais de heróis solitários, que na maioria dos casos não apresentam uma estrutura profissional durante seu desevolvimento.

O Encontro será voltado aos estudantes e profissionais da área da saúde, principalmente Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e áreas afins.

Contará com a presença de renomados profissionais da área, como exemplo, o Fisioterapeuta e o Médico da CBF, Odir de Souza Carmo e José Luiz Runco. Também estarão presentes diversos outros profissionais nacionais e locais ministrando palestras com temas variados.

Mais informações sobre o Encontro estão disponíveis no site do evento.

Vale lembrar a importância dos patrocinadores/apoiadores.

Veja as notícias nas mídias regionais:

Diário de Natal

Tribuna do Norte

domingo, 7 de junho de 2009

XI Corrida Jerônimo de Albuquerque

Neste sábado ocorreu a XI edição da Corrida Jerônimo de Albuquerque, organizada pelo Exército Brasileiro em Natal em comemoração ao Dia da Artilharia. Debaixo de chuva porém sem prejuízo, a concentração e a largada foi na Cervejaria Continental às 8h e a chegada 8km depois no Forte dos Reis Magos, onde havia mais distribuição de água, frutas, apoio médico, banheiros, stands como o da Natal Sports divulgando o novo serviço da clínica, o Teste de Pisada estático e dinâmico, além da premiação geral e por categoria no pódio em cima do bonito palco montado pelo organizador. Parabéns a organização da prova e aos patrocinadores. Veja algumas fotos clicando aqui.

COMO PARAR DE FUMAR

Cansou da falta de fôlego, dos dentes amarelos e do cheiro de fumaça? Sim? Então dê adeus ao cigarro de uma vez por todas.


1. PEÇA AJUDA - Nem sempre força de vontade é o suficiente para largar o fuma. Procure um médico. Ele pode indicar medicamentos e grupos de terapia cognitiva. Os remédios diminuem a ansiedade e o prazer causado pela nicotina. Já os grupos apresentam bons resultados em 90% dos casos, porque ensinam a reformular hábitos ligados ao tabagismo.

2. ENGANE O CORPO - Use produtos de reposição de nicotina, como chicletes e adesivos. Eles aliviam a abstinência e não causam dependência porque têm baixos níveis de nicotina. Mas não fume e os use ao mesmo tempo: pode fazer mal!

3. PENSE EM OUTRA COISA - Mude hábitos que reforçam o vício. Quando bater aquela vontade louca de dar umas baforadas, chupe uma bala, escove os dentes ou tome um banho gelado. A vontade de fumar não dura mais de cinco minutos.

4. FAÇA UMA LISTA - Não pare de fumar em um dia agitado. No dia D, faça algo divertido e relaxante. Escreva uma lista com todos os motivos que o levaram a parar de fumar e deixe-a à vista. Leia-a sempre que quiser um trago.

5. DEVAGAR SE VAI LONGE - Se você fuma 10 cigarros por dia, fume 9 no 2o dia, 8 no 3o etc. Se você começa a fumar às 9h, tente começar cada dia uma hora mais tarde. Mas atenção: isso não deve levar mais que duas semanas.

6. AVISE A FAMÍLIA - Não esconda de amigos e familiares que você resolveu dizer adeus ao cigarro. Peça que não fumem perto de você ou dentro de casa. Livre-se de isqueiros e cinzeiros.

7. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS - Além dos conhecidos benefícios da atividade física, o fumo dificulta o processo respiratório e essa dificuldade é tanto mais intensa na razão direta do número de cigarros/dia e do tempo em anos de tabagismo. A necessidade cardiorrespiratória da atividade física, definitivamente não combina com os malefícios provocados pelo tabagismo.

Ao iniciar a prática de atividades físicas é importante que você faça uma avaliação física (ver O que procurar numa Academia), para que possa avaliar o nível de condicionamento físico que você se encontra, possíveis restrições ao esforço, alterações posturais, desequilíbrios musculares; para aí sim realizar exercícios com segurança.

Fonte: Super e Site Médico

Natureza e Saúde

Imagine viver numa cidade limpa, arborizada, com belas praias e muitas opções de lazer ao ar livre. Impossível não ser saudável assim.

Pensando nisso, na semana do meio ambiente, postamos esta linda propaganda da TAM (clique na imagem para visualizar a animação).

Uma possibilidade de reflexão sobre uma maneira saudável de iniciar um programa de exercícios em contato com a Natureza, preservando-a.

Os multifatores da Qualidade de Vida!

Cada hábito do dia-a-dia se reflete na sua saúde e qualidade de vida. Está tudo interligado: a disciplina na alimentação, a atenção aos relacionamentos, o controle do estresse, a prática de atividades físicas e o comportamento preventivo em questões de saúde e segurança.

O equilíbrio desses cinco pilares – que formam o Pentáculo do Bem-Estar – nos ajuda a levar uma vida mais saudável.

Você já parou para pensar em como tem lidado com eles? Para descobrir, faça o teste no Pentáculo do Bem-estar, clicando aqui.

Quando seu resultado estiver pronto, faça reflexões sobre as questões levantas na figura abaixo (para ampliar clique sobre a estrela).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Livro Cidade Sustentável será lançado hoje no Dia Mundial do Meio Ambiente


Após intensa semana de divulgação do livro CIDADE SUSTENTÁVEL - Fundamentos Legais, Política Urbana, Meio Ambiente, Saneamento Básico na mídia espontânea, Gilka da Mata iniciou as celebrações da data às 9h, quando participou do evento de doação dos livros impressos com o patrocínio da Petrobras.


Quem abriu o evento foi o gerente geral da unidade de negócios do RN/CE, Joelson Mendes. A entrega simbólica dos exemplares destinados a escolas e bibliotecas públicas foi feita por Gilka da Mata aos secretários municipal e estadual de educação, Elias Nunes e Ruy Pereira. A autora fez também uma apresentação sobre o livro para os colaboradores da empresa e para o público presente.


À noite, no Solar Bela Vista (Avenida Câmara Cascudo 417, Cidade Alta, Natal-RN), Gilka da Mata promove o lançamento oficial do livro Cidade Sustentável com uma sessão de autógrafos entre as 18 e as 21 horas. A programação inclui um bate-papo com a autora das 18h30 às 19h, apresentação musical, exposição do fotógrafo Fernando Chiriboga e coquetel. Somente hoje a noite haverá um desconto especial de 20% para estudantes secundaristas e universitários da graduação e pós. O preço do livro será R$ 50, sendo R$ 40 para estudantes mediante apresentação de carteirinha válida.


Segundo Gilka da Mata, "o livro desmistifica a idéia de que a atividade econômica não pode ser sustentável." Um capítulo específico foi dedicado ao tema Economia Sustentável, no qual a autora fornece 10 noções básicas que enfatizam a necessidade e a possibilidade de integração da teoria econômica com o meio ambiente.


Além das 10 noções básicas fornecidas no capítulo, a obra compreende 20 assuntos atuais fundamentados legalmente, apresentados de forma clara e direta:



  • Cidade
  • Desenvolvimento sustentável
  • Sustentabilidade aplicada à cidade
  • Estatuto da Cidade
  • Papel social das normas urbanísticas
  • Meio ambiente e sua Proteção Constitucional
  • Política Nacional do Meio Ambiente
  • Licenciamento ambiental
  • Estudos ambientais
  • Órgãos ambientais
  • Planejamento urbano
  • Plano Diretor
  • Institutos da política urbana
  • Paisagem urbana
  • Zona costeira
  • Sistemas de abastecimento de água potável
  • Sistemas de esgotamento sanitário
  • Sistemas de limpeza urbana
  • Sistemas de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas
  • Recursos hídricos

Com fotografias e projeto gráfico de Fernando Chiriboga, o livro Cidade Sustentável, de Gilka da Mata, tem cerca de 400 páginas, divididas em diversos capítulos e tópicos.


O livro é recomendado pelo renomado jurista paulista Hugo Nigro Mazzilli:


"Trata-se de obra escrita em linguagem clara e direta, que se destina não só aos operadores do Direito, como também aos homens públicos em geral, especialmente os legisladores e administradores, sem prejuízo de ser, também, importante elemento de consulta e estudo para os estudantes, os urbanistas e os ambientalistas em geral, que desejem conhecer as bases do estudo urbanístico voltado para a sustentabilidade. Até mesmo o indivíduo que deseje exercer plenamente seus direitos de cidadania, deverá ter contato com esta obra extremamente útil e acessível."


Qualquer comunicação com a autora pelo email cidadesustentavel@terra.com.br

Cuidado com o fogo!

Todo ano é a mesma coisa. A proximidade das festas juninas deixa os profissionais de saúde e segurança em alerta para o risco de quimaduras provocadas por fogos de artifício.

Mesmo com todas as recomendações feitas através dos meios de comunicação, o índice de acidentes é alto e as consequências são graves. Além das queimaduras, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez. Uma em cada dez pessoas que mexem com fogos de artifício tem membros amputados, principalmente dedos. As maiores vítimas, cerca de 80%, são crianças entre 4 e 14 anos.

Os pais precisam ter muito cuidado para evitar que seus filhos se acidentem com fogos de artifício. As crianças não tem noção do perigo e, por isso, não devem utilizar os fogos sem o acompanhamento de um adulto. O ideal é que apenas os adultos manipulem os fogos e sigam as instruções de segurança.

RECOMENDAÇÕES:

  • Comprar os fogos de artifício somente em lojas credenciadas pelo Corpo de Bombeiros. Evitar a aqusição junto a camelôs;
  • Seguir as instruções de uso do fabricante, impressas nas caixas dos produtos;
  • Disparar os fogos somente ao ar livre ,um de cada vez, e verificar se não há substâncias inflamáveis, copas de árvores ou redes elétricas nas proximidades;
  • Não segurar os fogos de artifício com as mãos. Prender em uma armação, cerca ou muro. Manter uma certa distância na hora de acender;
  • Não entregar fogos de artifício a crianças, pessoas alcoolizadas ou pessoas inabilitadas para o uso;
  • Nunca apontar para pessoas;
  • Não tentar acender os fogos que falharem.

EM CASO DE ACIDENTES:

  • Colocar, imediatamente, a parte afetada em água corrente (não usar gelo), por 10 minutos;
  • Não usar creme dental, sabão, borra de café, manteiga ou azeite, nem tentar descolar tecidos grudados na pele queimada;
  • O médico deve ser consultado imediatamente;
  • Casos mais graves e em grande parte do corpo, devem ser encaminhados ao hospital.

Texto retirado do informativo mensal nº 73 da Unimed Natal.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que procurar numa Academia.


Dependendo de como se encontre fisicamente o indivíduo, até ele se matricular na Academia são vários passos. Nos países de primeiro mundo, a população e as autoridades dão fundamental importância à prevenção de doenças. Já no Brasil, consideramos que irá pensar em procurar a Academia quando não está nada satisfeito com seu corpo, quando passou a sentir dores de cabeça frequente, procura um médico que faz seus exames e dá um ultimato dizendo que você precisa fazer atividade física... enfim, até o momento que toma coragem e vai fazer a matrícula na escolhida academia. Este é o mais longo passo, por isso deve-se valorizar bastante, pois é o mais difícil e deve ser feito com cautela para não jogar fora todo o esforço anterior. Daremos algumas orientações para ajudar esta escolha:

Primeiro, procure uma Academia perto da sua residência ou do seu trabalho, pra que o deslocamento até ela não seja um impecilho.

Certifique-se que esta Academia tem profissionais registrados no CREF/CONFEF, não basta ser formado, tem que ser registrado. Infelizmente, aqui em Natal, o Conselho ainda não tem força suficiente para proibir a atuação dos profissionais não registrados como em qualquer outra profissão mais antiga. Além disso muitas Academias contratam estagiários para fazer o papel de Professor por causa da mão de obra mais barata. Estagiários são importantes, mas deve-se lembrar que estão em processo de aprendizagem e DEVE SEMPRE ter um Profissional registrado supervisionando essa atuação.

A Avaliação Física deve ser oferecida no contato inicial com o estabelecimento, ela é a certeza que os exercícios serão seguros e adequados ao seu perfil. Caso não lhe seja oferecida a Avaliação, pergunte. Se não puxarem a agenda pra garantir logo seu nome em algum horário, desconfie. Se for uma ótima Academia, profissionais competentes e registrados, perto de sua casa e não tiver uma boa Avaliação Física, tem academias ou clínicas em Natal com excelentes serviços de Avaliação Física (por exemplo: Flex Fitness, Natal Sports), onde você paga apenas pela avaliação, recebe o relatório, leva pra sua academia e o seu professor terá as informações necessárias para a correta prescrição. (Num outro momento teremos informações mais detalhadas sobre Avaliação Física)

Bom, além desses fatores importantes, é fundamental que seja bem atendido e seja um espaço onde você se sinta a vontade. Fazer a escolha errada é a certeza que a busca por uma melhor qualidade de vida será interrompida em breve por falta de motivação, um dos principais fatores para manter a assiduidade, por isso realize Avaliação Física periodicamente para garantir que está tendo resultados e assim manter-se motivado.

"A copa do mundo é nossa!!!"


Finalmente vamos poder ver de perto um Megaevento esportivo, com todas as modificações que ele se propõem, para as pessoas, as cidades e um país.

Natal acaba de ser escolhida para ser sub-sede da Copa do Mundo de 2014, os motivos citados foram muitos, desde a beleza da cidade, por ser uma cidade com posicionamento geográfico estratégico, até o excelente projeto apresentado.
Os atores políticos envolvidos nesse projeto inicial ressaltaram ainda dados importantes sob o ponto de vista de cada um, como o deputado Henrique Alves que salienta que “com esta escolha será construída uma nova capital, teremos a construção de uma Nova Natal”. Fabio Faria, um dos idealizadores do projeto reforça ainda que “Natal agora, passou de espectador para protagonista no cenário mundial”. Lógico que uma Copa do Mundo vai trazer benefícios para a cidade, mas percebemos que temos problemas mais urgentes, como saúde e educação para serem resolvidos.

A arena da capital potiguar será erguida numa área de 45 hectares, onde também haverá bosque, hotéis, teatro, estacionamentos subterrâneos, prédios comerciais, shopping center e os centros administrativos. O complexo de Natal será construído por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Dessa forma, a venda dos espaços para comércio e residência vai gerar cerca de R$ 1 bilhão - dinheiro suficiente para bancar o projeto do estádio.

No site do CONFEF é possível fazer o download do livro LEGADOS DE MEGA EVENTOS ESPORTIVOS. O livro tem o compromisso de transmitir informações importantes voltadas ao esporte no País, particularmente aos acontecimentos esportivos de grande porte, desde a responsabilidade de viabilizar a sua realização até o impacto e benefícios alcançados tanto para o público espectador quanto para os participantes. Além disso, elucida o fortalecimento e o avanço do Estado anfitrião, no tocante à economia, à cultura, à inclusão social, ao meio ambiente, à regeneração urbana e à gestão de marketing e projetos de pesquisas.

A população de Natal comemorou o anúncio no melhor cartão postal da cidade. Milhares de pessoas se concentraram em Ponta Negra desde o meio-dia, à espera do resultado. O grito de "a Copa do Mundo é nossa" levou banhistas, turistas, mulheres, crianças e até idosos a pularem de alegria, tremulando bandeiras e se abraçando como num clima de final de Copa do Mundo.

A oportunidade que todos nós tivemos de acompanhar pela TV esta indicação nos trouxe então a lembrança da música mais tocada e cantada depois da Copa do Mundo de 58 quando ganhamos o primeiro título mundial. A música na sua primeira parte dizia assim: A COPA DO MUNDO É NOSSA, COM BRASILEIRO NÃO HÁ QUEM POSSA. E por aí vai.